quarta-feira, 4 de maio de 2011

Como tudo começou

Da onde veio esta idéia de vir para a Austrália? Bom, eu trabalhava na IBM Brasil fazia muitos anos. Sempre tive o desejo de morar fora do Brasil mas nunca tinha tido a oportunidade. No final de 2009 sem nenhum sinal prévio um amigo do trabalho, o Danilo, anuncia a sua despedida da empresa. Até este ponto é normal, departamento grande sempre tem muita gente saindo e chegando. Mas a novidade foi: estou saindo para ir para a Austrália e para trabalhar com o produto que a gente desenvolve. Essas diferenças me deixaram bastante curioso.

Durante a despedida fui fazendo perguntas e, por coincidência, um outro amigo que mora aqui tambem estava em São Paulo e foi na despedida. Depois de tudo que ouvi lá fiquei bastante curioso. Quando cheguei em casa minha esposa me perguntou: E a gente, vai quando? Não levei muito a sério naquele momento.

Poucos meses depois um outro amigo meu, o Gabriel, marcou uma despedida. Novamente era alguem vindo para a Austrália. Neste momento já tinha conversado bastante com o Danilo sobre a Austrália e fiz mais perguntas para o Gabriel. Me pareceu uma mudança bem interessante. Perguntei para a minha esposa se ela queria morar fora mesmo. Ela disse que sim. Depois disso comecei a pesquisar sobre o país e meu interesse aumentou. Eu poderia vir e trabalhar na minha área diretamente. A Ju, que é fisioterapeuta, teria que fazer um processo de validação.

 Perguntei aos dois como eles acharam estas oportunidades de trabalho. Eles me disseram que um headhunter os contatou via linkedin. Entrei no meu linkedin e fui procura-lo. Imagine minha surpresa ao descobrir que este headhunter já havia me mandado um email tambem fazia vários meses. Entrei em contato com ele e alguns dias depois ele me ligou. Começamos a conversar sobre como funcionava, quanto pagariam em média, etc. Neste dia minha cunhada e o marido estavam em casa. Quando voltei e falei as condições todos concordamos que era uma oportunidade única. Falei para o headhunter que estava interessado e que podia marcar as entevistas.

Fiz 2 processos seletivos. No primeiro não cheguei a ser contratado mas tambem ninguem o foi. Este primeiro processo foi bem longo e durante o mesmo continuei a fazer pesquisas. Em paralelo, fui me preparando psicologicamente para deixar para trás tudo que me era familiar: família, amigos, lugares, lingua.  Quando fui informado que a vaga tinha sido "congelada" e que ninguem seria contratado entrei em desespero. Já estava totalmente preparado para vir para cá. Quando se esta fazendo isso você fica procurando todos os defeitos de onde esta e os pontos altos do lugar que você vai. Com isto você chega em um ponto na sua cabeça que a única opção é ir. Eu tinha chegado neste ponto e não tinha dúvidas que mudar de país seria o certo.

Entrei em contato com o Danilo para ver se existia alguma vaga na empresa que ele estava. Ele me disse que sim e logo lhe mandei meu curriculo. O processo desta vez foi extremamente rápido. Falei com o dono da empresa em uma terça feira. Fiz uma entrevista técnica na quarta. Na quinta já me fizeram uma proposta. Pensei um pouco (bem pouco) e aceitei. A partir deste ponto começa a saga do visto mas isto irei detalhar em um outro post.

Bye mate

Um comentário: