quarta-feira, 11 de maio de 2011

A vida na Austrália: Segurança

Este post começa uma série sobre a vida aqui e as diferenças com o Brasil. Começarei por uma das coisas que mais me chamam a atenção: segurança.

Esta parte é muito diferente aqui. Você ve pessoas usando seus eletrônicos de última geração (Ipad, macbook pro, etc) nos trens, praças, etc. E isso ocorre a qualquer hora do dia ou da noite. Nada acontece e você percebe que a pessoa esta usando estas coisas sem nenhum medo. As casas tem muros baixos, as janelas não tem grades. Não existe a onda de carros blindados como no Brasil.

Pelo que pude perceber por aqui existem alguns motivos que fazem este fenômeno ocorrer. O primeiro deles é a condição financeira da população. Com empregos que no Brasil você viveria sem dinheiro, aqui você consegue ter uma vida muito boa. Você e sua esposa podem trabalhar lavando pratos e ter dois carros, fazer viagens internacionais, frequentar teatro, shows, etc. E facilmente comprar os itens de consumo mais cobiçados pelos ladrões no Brasil.

O segundo ponto é, se todos podem comprar, para quem você vai vender? Ninguem vai querer comprar um produto roubado principalmente pelo terceiro motivo: você será punido. Aqui as pessoas são punidas. E os processos não demoram decadas. Então, por que se arriscar em roubar algo que você pode comprar, não terá para quem vender e será pego ao tentar?

Bye mate

Um comentário: