sábado, 14 de maio de 2011

A vida na Austrália: Alugar um imóvel

Para todos que chegam em um novo país, este é um passo inevítavel: alugar um imóvel. Quando você chega normalmente vai ficar em um hotel por alguns dias enquanto procura. No meu caso dei sorte. Meu amigo Danilo me hospedou na casa dele enquanto procurava. Mas o aluguel aqui funciona um pouco diferente do Brasil.


A primeira coisa que se nota é como funciona a visita do imóvel em si. Você normalmente não marca com o corretor e vai visitar o lugar sozinho. O corretor marca uma data para a visita e todos os interessados vão lá ao mesmo tempo. Se você tiver interesse em alugar, pegue uma ficha para cada pessoa que vai morar ali.

A segunda coisa que é diferente: não existe fiador. O tempo que demora para você ser despejado por não pagamento é muito menor, então não é preciso fiador. Outro motivo para não haver esta necessidade é que aqui você tem que deixar um valor, chamado de bond, depositado em uma conta especial que serve somente a este propósito. Este valor normalmente é algo próximo ao valor de 1 aluguel. Quando você faz um contrato de aluguel você preenche um documento que especifica todos os problemas: piso desgastado, parede manchada, etc. Ao final do contrato o dono avalia se teve algum dano ao ímovel. Se houver, os custos serão descontados do bond e o restante você recebe de volta.

Outro ponto curioso é como eles falam o valor do aluguel: preço por semana e não preço por mês. Na prática isso dá uma pequena diferença no valor mensal, não é só pegar o valor semanal e multiplicar por 4. A conta é: ((preço semanal/7) x 365) / 12 .

Uma coisa importante ao alugar um imóvel em Melbourne é que o lugar deve ter algumas coisas muito importantes. O clima daqui, como explicarei em outro post, é bem extremo. Existem dias muito quentes e dias bem frios. Por causa disso é muito importante procurar por algo que tenha ar condicionado e aquecedor.

bye mate

3 comentários:

  1. A conta do aluguel não seria: ((preço semanal / 7) x 365) / 12? Enfim, o valor é quase o mesmo :-P

    Não se deixem enganar, quando o Samir fala dias bem quentes ele quer dizer no máximo 3 dias no ano. Já a parte dos dias bem frios se estende por alguns meses.

    ResponderExcluir
  2. Preço do aluguel corrigido. E teve + de 3 dias quentes em Melbourne. E o ar condicionado deixou estes dias bem + agradáveis.

    ResponderExcluir