terça-feira, 10 de maio de 2011

O visto

Bom, depois de resolver vir para cá existe o famoso lance do visto para a Austrália. Existem diversos tipos que exigem diversas coisas: visto para estudante, visto de turismo, visto sponsored, visa skilled worker, etc. O tipo de visto que tenho é o sponsored e falei mais sobre ele.

O visto sponsored (ou 457) é um tipo de visto para pessoas que já vem contratadas para a Austrália. A empresa precisa fazer este pedido para você. Pelas regras deste tipo de visto existe um certo nível salárial mínimo que a empresa deve te pagar e você deve fazer algo que eles tenham falta de pessoal. Esta regra do valor mínimo é muito interessante porque impede que empresas tragam pessoas usando o visto 457 como simples mão de obra barata. Estas faixas variam de acordo com cada profissão.

Para tirar o visto foram necessários vários documento meus: cópia do passaporte, currículo em inglês, chapa do pulmão (para verficar se não tinha alguma doença), exame de sangue, cópia de uma apolice de seguro saúde internacional, etc. Como podem ver, são bastante documentos e isso leva um certo tempo. O exame médico, por exemplo, só era valido se feito em uma das clínicas credenciadas pela embaixada e são muito poucas.

O processo todo demora entre 1 e 3 meses. Tudo depende da velocidade que a pessoa demorar pra juntar os documentos e o tamanho da fila para este tipo de visto na embaixada. No meu caso demorou 1 mês e 15 dias, sendo que 15 dias foi o tempo que eu demorei para juntar os documentos.

O visto 457 esta diretamente vinculado a empresa que você trabalha. Se você sair da empresa enquanto estiver com este visto você tem 30 dias para ir para outra empresa que queira ser o sponsor do seu visto ou sair do país. A Ju, por ser minha esposa, tem um visto 457 tambem mas é livre. Ela pode trabalhar com qualquer coisa.

Depois de estar na Austrália trabalhando por dois anos é possivel fazer o pedido de visto permanente e isto é o que pretendo fazer.

Bye mate

Nenhum comentário:

Postar um comentário